umidade2

Banheiro

Quando se fala em umidade o primeiro lugar a se pensar é o banheiro. Com a umidade, o teto fica escuro devido ao mofo e os rejuntes dos azulejos também podem acumular fungos. A solução é após o banho, abrir a janela e manter a porta aberta o maior tempo possível para ventilar o ambiente, assim que o vapor sair e você não precisará se preocupar com a umidade do banheiro.

Caso o mofo já esteja no seu banheiro, use uma esponja macia com água, água sanitária e sabão neutro, espalhe pelos rejuntes e azulejos com o auxílio de uma luva e deixe uns 10 minutos de molho. Dizem que vinagre branco também ajuda muito. Este tipo de limpeza gera apenas um resultado momentâneo, para que a umidade desapareça, é necessário o uso de produtos específicos anti-mofo, que podem ser encontrados em qualquer mercado.

Mas quando o mofo já estiver em um ponto crítico, onde limpar já não resolve, você pode contar com a Consertador com o serviço de pequenos reparos, como lixar e ter a aplicação de impermeabilizantes. Nesse caso também usamos tinta antimofo para que o problema não apareça novamente.

 

Cozinha

Na cozinha, o melhor é deixar as janelas abertas enquanto se cozinha os alimentos. Caso o mofo já esteja na cozinha, pode-se utilizar do mesmo procedimento de limpar os rejuntes do banheiro, mas não se esqueça de secar após limpar. Embora possa parecer óbvio, nem todo o mundo sabe da existência de desumidificadores que podem ajudar a remover a umidade nas nossas casas. A verdade é que existem vários tipos de desumidificadores e entre eles tem que escolher o que melhor se adapta a sua casa.

 

Paredes

A umidade pode aparecer em qualquer cômodo da casa, não somente no banheiro e na cozinha. Muitas paredes sofrem com o aparecimento de bolhas e mofo nos quartos, na sala ou até na área externa da casa. Se caso as bolhas já estiverem aparentes, pode-se estourá-las, lixar e pintar para manter a estética da parede. Mas se o mofo já estiver impregnado, a solução é remover o reboco danificado e impermeabilizar a parede, no caso pode-se usar texturas nas paredes, além de serem resistentes a umidade, dão um aspecto bonito na casa.

 

Roupas

No frio, o mofo também pode aparecer no guarda-roupa, para isso não acontecer, abra todas as portas do guarda-roupa por algumas horas, mude as roupas de lugar para ventilar pelo guarda-roupa por inteiro. Um truque bastante eficaz para reduzi-la é colocar um recipiente (descartável ou não) com sal do mar ou sais de banho, ou então os desumidificadores de ambiente. É melhor colocá-los em um canto ou prateleira onde não corra o risco de tombar. Se precisar trocar as dobradiças dos armários por defeito da umidade, podemos te ajudar 😉