f

Atualmente os ambientes estão cada vez menores, a tendência são apartamentos pequenos, cápsulas, kits, pois a maioria das pessoas da nova geração moram sozinhas e utilizam o apartamento apenas para dormir, se alimentar e para cuidados pessoais, isto é, quase não ficam em casa. Quando a sala da casa é pequena, cada espaço precisa ser aproveitado ao máximo para garantir conforto sem perder o charme do ambiente. Quanto mais planejado for para mobiliar sua casa, mais acolhedora ela ficará, pois terá tudo o que você precisa no pequeno espaço que você tem disponível. Pensando nisso, a Consertador vai listar algumas dicas para otimizar espaço em uma sala pequena.

1 – Menos é mais!

menos é mais

Escolha móveis menores, práticos e funcionais, que não travem passagens e nem ocupem muito espaço da parede. Opte por linhas retas, formatos excêntricos podem poluir a metragem diminuta. Tenha consciência de que não adianta ter móveis grandes e pouco espaço em volta deles para circulação. E mantenha coisas que você realmente precisa, desapegue de móveis e cadeiras que apenas ocupam espaço na sua sala. Utilize poucos objetos de decoração. Quanto menor o número de coisas, mais leve ficará o ambiente. Menor pode ser melhor também!

 

2 – Brinque com as cores.

otimizar espaço

 

Tenha como foco utilizar cores claras nos móveis e nas paredes se seu objetivo é dar a sensação de mais leveza e amplitude ao ambiente, remetendo a um lugar organizado, aconchegante e clean. Para dar um destaque, utilize pequenos objetos coloridos, como almofadas, quadros, vasos, ou até mesmo escolha uma parede para colocar sua cor preferida, de preferência cores bem vivas.

 

3 – Troque a estante ou o rack por um painel de TV.

painel de tv

Opte por um painel de TV com profundidade pequena e com nichos para que sua sala ganhe alguns centímetros a mais, e você possa instalar não só a TV, mas também seu DVD, Blue Ray, vídeo game, home theater e o que mais você precisar. Com o painel ganhará mais espaço e você terá um ambiente de lazer para diversas atividades em um só lugar.

 

4 – Use prateleiras ou nichos.

use prateleiras ou nichos

Se você tiver uma parede com espaço, instale prateleiras para livros, revistas, organizar porta-retratos, e outros pequenos objetos. Cada cantinho da sala pode e deve ser aproveitado para maior conforto, organização e decoração deixando a casa com a sua cara.

5 – Espelhos: refletem, iluminam e ampliam.

espelhos

Posicionar os espelhos em locais estratégicos pode ampliar, alongar e inclusive trazer para dentro paisagens externas. As superfícies espelhadas parecem duplicar a área e multiplicam a luz. Usar móveis espelhados são uma ótima opção. Porém, tome cuidado com os excessos.

 

6 – Opte por ventilador de teto ou ar condicionado Split.

otimizar espaço

Evite ventiladores de chão ou de mesa, assim como os aparelhos de ar condicionado portáteis, que ocupam muito espaço. Se tiver opção, escolha por colocar as coisas no alto. Lembre-se sempre que um ambiente otimizado tem poucas coisas no chão e no meio do caminho, cada objeto tem seu local pré definido e determinado, deixando assim mais espaço para a circulação.

7 – Iluminação.

iluminação

Uma boa iluminação tem o poder de deixar o ambiente aconchegante e elegante, e é muito importante na decoração e composição da sala, mas em uma sala pequena talvez não tenha espaço para colocar abajours de mesa ou de chão. Pensando nisso, uma dica é usar lustres, plafons, pendentes e luminárias de teto.

 

Nada mais agradável do que uma sala de estar aconchegante para aproveitar seus momentos de descanso. Utilizando essas dicas você conseguirá otimizar espaço em sua sala ou em qualquer cômodo da sua casa adaptando uma coisa ou outra.

Caso precise de ajuda com alguma instalação, montagem, ou até mesmo com a iluminação, chame a Consertador.